Arroz PalhaA biotecnologia é usada em produtos como a soja, o milho, a batata, o açucar, o arroz, dentre outros alimentos que são modificados geneticamente. Aliás, a soja é um dos alimentos transgênicos mais cultivados mundialmente. Ela está presente em vários produtos que chegam ao mercado, conhecida como Soja Roundup Ready (RR), produzida a partir da nova biotecnologia. As mercadorias que contêm a inovação e se acham presentes no mercado são: as batatinhas Pringles, da Procter & Gramble, onde se encontra além da soja RR a presença de milho Bt-176; as salsichas Swift, da Swift Armour; o Cup Noodles, da Nissin Ajinomoto; a Sopa Knorr e o Cereal Diet Shake.

Cerca de 20 países, dentre eles o Japão, Canadá, Uruguai e África do Sul, cultivam e exportam transgênicos; porém nos Estados Unidos são produzidos em grandes quantidades a soja, o milho, o algodão, a canola e a batata. Em alguns lugares da Europa, foram permitidos o plantio e a venda das sementes geneticamente modificadas. Milho, fumo, chicória são comercializados na Europa com permissão da União Europeia. A América do Sul atua também na produção de transgênicos, com Paraguai e Argentina, desde 1996, os maiores exportadores de soja do continente. O Brasil vem se destacando com índices crescentes nesse ramo.

Não é apenas em sementes que se usa a tecnologia transgênica. Onde se tem permissão a biotecnologia é também utilizada em bovinos, tanto na produção do leite quanto da carne. São inseridos hormônios de crescimento para um maior rendimento, as vacas produzem mais leite e os gados de corte têm uma maior concentração de carne.

Pode-se introduzir genes de porco em peixes, por exemplo. Os peixes com genes de suínos têm a capacidade de comer acima do habitual e tal mudança traz vantagem para o mercado da pesca, principalmente para quem atua na área de criação de peixes em tanques ou pesque e pague. Nesses casos se obtém mercadoria pronta para a venda em menor tempo e, por outro lado, maior massa corporal do pescado. Esse novo modelo utilizando transgênicos aumenta o lucro de empresários desse setor.